• Aline Costa

CÁLCULO RENAL

Cálculo Renal ou mais conhecida como pedra nos rins, são formações endurecidas que se formam nos rins ou nas vias urinárias, resultando no acúmulo de cristais existentes na urina. Suas causas mais frequentes são: predisposição genética, volume insuficiente de urina ou urina supersaturada de sais, sedentarismo, obesidade, dieta rica em proteínas e em sal associado a baixa ingestão de líquidos, presença de doenças inflamatórias intestinais com a doença de Crohn…

Seus sintomas são dores muito fortes, quase que insuportáveis que começa nas “costas”, se irradia para abdômen e virilha, náuseas e vômitos, sangue na urina, diminuição ou suspensão do fluxo urinário, infecções urinárias de repetição.

Seu tratamento se faz de forma clínica com medicamentos para controle da dor e para auxiliar na eliminação espontânea do cálculo. Quando o cálculo não é expelido de forma natural, se faz necessário a cirurgia para sua retirada.

Para a prevenção da formação de cálculos, é necessário uma mudança nos hábitos de vida:

- Aumento da ingestão de água, sucos sempre os naturais ( não consuma esses de pó), assim como uma alimentação saudável e balanceada;

- Não fazer uso de sal em excesso, assim como excesso de proteína além do que seu corpo necessita ( lembrem-se sempre: nada pode ser DEMAIS ou de MENOS), procure um profissional nutricionista para um acompanhamento alimentar;

- Praticar atividade física regularmente;

- Perda de peso ( se fizer necessário pra você).