• #nutrialinecosta

Índice glicêmico x Carga glicêmica




Índice glicêmico refere-se a velocidade que um carboidrato é absorvido pelo organismo e se transforma em glicose no sangue. Isso significa que alimentos com alto índice glicêmico são absorvidos mais rapidamente pelo organismo, ocasionando picos de glicose, estimulando a produção de insulina pelo pâncreas e fornecendo energia rapidamente, contribuindo para menor saciedade após as refeições, podendo levar ao consumo excessivo de alimentos, contribuindo para desenvolver obesidade e piora do quadro a resistência à insulina. E segundo a Organização Mundia da Saúde, alimentos de baixo índice glicêmico, possivelmente diminuem o risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2, devido ao melhor controle na liberação de insulina, aumentando a saciedade, contribuindo para o não consumo excessivo de alimentos nas refeições futuras, pelo grau de teor de fibras das "dietas" com baixo índice glicêmico.


Como identificar o índice glicêmico dos alimentos? Alimentos com índice glicêmico inferior a 55 tem baixo IG e em geral são mais saudáveis, os que tem entre 56 e 69, tem o IG moderado, e os alimentos com valores a partir de 70, tem IG alto e normalmente devem ser evitados ou consumidos com moderação (com acompanhamento de um nutricionista).


Carga glicêmica indica a qualidade e quantidade de carboidratos presentes em uma porção de determinado alimento. Para calcular a carga glicêmica de um alimento, multiplica-se o índice glicêmico pela quantidade em gramas de carboidrato dividido por 100. Sendo assim, possível controlar a qualidade e a quantidade de carboidratos ingeridos.


Mas um fator importante sobre índice glicêmico e carga glicêmica: a velocidade de absorção de um carboidrato não está relacionada a quantidade de carboidratos presente no alimento, ou seja, um alimento pode ter o índice glicêmico alto e uma carga glicêmica baixa. Por isso antes de eliminar e/ou acrescentar qualquer alimento a sua rotina, o recomendado é se consultar com um nutricionista para melhores esclarecimentos e um cardápio que atinja o bom funcionamento do organismo.


Fonte: https://www.diabetes.org.br/

#nutricaoconsciente

Av. Dom Hélder Câmara, 5555 - Sala 810 - Rio de Janeiro | Telefone (21) 3556-9704 | ninecosta_nutry@hotmail.com