• Aline Costa

INTRODUÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO E O RIM: CONFIRA OS PRÓXIMOS POSTS SOBRE OS TIPOS DE PATOLOGIA:



Como vocês sabem, esse é um dos temas que mais gosto de falar e a especialização nessa área tem me feito “olhar” com mais cuidado essa parte do nosso corpo. Também nos próximos posts estarei abordando as diversas patologias no rim. Pra começar vamos saber um pouco sobre esse órgão e suas funções:

A principal função dos rins é filtrar o sangue, eliminando substâncias tóxicas pela urina. Situado na região lombar, coluna vertebral. Pelas artérias renais chegam sangue aos rins, 180L de plasma sanguíneo, mas os rins eliminam 1,5 de urina por dia. O rim tem função de normalizar a pressão arterial, produção de glóbulos vermelhos e colaborar com o equilíbrio da composição de sais minerais e água no organismo.

Excreção | Equilíbrio acidobasico produção de hormônios | Balanço hidroeletrolitico.

Uma pessoa com função renal avançada pode apresentar edema, acúmulo de substâncias indesejáveis ( toxinas), acidose metabólica, hipertensão arterial, anemia, doença óssea e aumento da sensibilidade a vários medicamentos.

Agora que vocês já sabem da função desse órgão tão importante, nos próximos posts falarei sobre as doenças acometidas no rim.