top of page
  • Foto do escritorAline Costa

Já ouviu falar em Retocolite Ulcerativa???


Vamos saber mais sobre RETOCOLITE ULCERATIVA:

É uma doença que acomete o intestino grosso (cólon e reto), caracterizada por inflamação da camada superficial do Intestino, chamada de mucosa. Não tem uma causa definida por isso não há tratamento específico, mas sendo possível o controle, através de medicamentos. É associada a diversos fatores, componente hereditário e imunológico importantes. Geralmente afeta pessoas mais jovens, manifestando-se por diarréia com sangue vivo nas fezes.

Quando acomete apenas o reto, é chamada de PROCTITE e nesse caso costuma se manifestar por “prisão de ventre” com sangramento e até confundida com hemorroida. É denominada colite esquerda quando atinge o cólon esquerdo e PANCOLITE quando ultrapassa o cólon transverso. Pode também comprometer a parte do íleo terminal. A inflamação tem características próprias e uma biópsia é obrigatória para diagnóstico.

SINAIS E SINTOMAS:

Paciente apresenta diarréia crônica, sendo comum anemia, na maioria das vezes sem febre, cólica e dor abdominal e perda de peso. A colonoscopia ajuda no diagnóstico, principalmente para rastreamento da displasia e câncer colorretal.

A Retocolite Ulcerativa também pode causar manifestações em outros órgãos como olhos, articulações, pele, vias biliares e fígado.

O tratamento em princípio é clínico, por longo período ou a vida toda, com medicamentos específicos para controle da inflamação intestinal, em casos graves, é cirúrgico.

E A ALIMENTAÇÃO NUTRI???

Manter uma alimentação mais natural possível, evitando frituras, cafeína, pimenta, leite e derivados, carnes processadas, temperos prontos e bebida alcoólica. Assim como conhecer seu corpo/organismo, evitando aquilo que não é tolerado, e para isso a ajuda de um nutricionista é fundamental😉

FONTE: bvsms.saude.gov.br

Artigo de Revisão “Manejo da colite ulcerativa aguda grave: atualização terapêutica”, 2016

bottom of page