• #nutrialinecosta

Rim e suas funções ao corpo



Os rins são fundamentais no funcionamento do corpo. Eles filtram o sangue e auxiliam na eliminação de toxinas do corpo. A Doença Renal Crônica (DRC) é silenciosa, não costuma apresentar sintomas e tem registro crescente da doença com alto índice de mortalidade nos últimos anos. A principal função do rim é remover os resíduos e o excesso de água do organismo e a Doença Renal Crônica leva a redução dessa capacidade, sendo classificada em estágios (1-5), conforme a perda renal, faz-se necessário a hemodiálise.

SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES:

🔹 Excreção de produtos finais de diversos metabolismos;

🔹Produção de hormônios;

🔹Controle do hidroeletrolitico;

🔹Controle do metabolismo ácido básico;

🔹Controle da pressão arterial

FATORES DE RISCO:

🔹 Pessoas com diabetes, hipertensas, idosos, obesidade,histórico de DRC na família, tabagismo e uso de agentes nefrotóxico.

DRC &ALIMENTAÇÃO:

🔹O tipo de alimentos ofertados depende muito de qual estágio o paciente se encontra (1-5), mas é necessário CONTROLAR a ingestão de sal, alimentos ricos em fósforo, potássio e proteína (excessos ok?!), e nos casos mais graves também é preciso controlar a ingestão de líquidos como água, sucos e sopas. Ou seja, uma alimentação equilibrada, mais natural possível são fundamentais para a prevenção/tratamento da Insuficiência Renal Crônica.

FONTE: Sociedade Brasileira de Nefrologia

www.saude.gov.br

Livro Nutrição e o rim

Av. Dom Hélder Câmara, 5555 - Sala 810 - Rio de Janeiro | Telefone (21) 3556-9704 | ninecosta_nutry@hotmail.com