Aline Costa
Síndrome do Intestino Irritável: mitos e verdades

Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma associação de sintomas que consistem frequentemente a dor e distensão abdominal, constipação e diarréia. Pacientes com SII tem quadros de diarréia e constipação. É considerada uma doença funcional, já que possui ausência de anormalidades estruturais e bioquímicas em todos os exames complementares, laboratoriais e de imagem, ou seja, a SII não é uma patologia completamente esclarecida. Sua causa pode ser uma hipersensibilidade visceral, responsável pelos sintomas, podendo ser agravado pela ingestão de certos alimentos, ou seja alimentos que nos causam esses sintomas são fermentados no intestino. É possível também que seja um distúrbio multifatorial relacionado com alterações neurológicas ligadas diretamente com o intestino. Além da ingestão de alguns alimentos, o estresse e outras alterações psicossomáticas podem desencadear os sintomas.
✔️SINTOMAS:
➡️mudança do hábito intestinal ( constipação e diarreia)
➡️melhora total ou parcial da dor após evacuação
➡️distensão abdominal e flatulências
Esses sintomas podem está presente por meses, interferindo na qualidade de vida dos pacientes
Outros sintomas com complicações graves como sangramento, perda de peso, desidratação e desnutrição podem surgir, desencadeando quadro de doença funcional e sendo necessário investigação cautelosa.
✔️TRATAMENTO:
➡️ É necessário a identificação dos alimentos e bebidas que estão relacionados com os sintomas. Estudos demonstraram que uma dieta rica em alimentos altamente fermentáveis, conhecido como FOODMAPs acentuam os sintomas da SII. São carboidratos de cadeia curta que não são digeridos e/ou absorvidos, sendo fermentado no intestino. É de suma importância que o paciente seja encaminhado para um nutricionista capacitado para elaborar um planejamento alimentar adequado para a redução dos sintomas
DICA: Conheça seu corpo. Identifique o que NÃO te faz bem.
FONTE: sbmdn.org.br
Artigo: “ Análise funcional da dor na Síndrome do Intestino Irritável”, 2010