• #nutrialinecosta

Saiba mais sobre DIABETES!!!



Aproveitando que falei sobre os adoçantes (volte 1 post), segue informações sobre Diabetes...

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Diabetes causa o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, artérias, olhos, rins e nervos. Em casos mais graves, pode levar à morte. De acordo com a Associação Brasileira de Diabetes, existe atualmente no Brasil mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população.

QUAIS OS TIPOS???

▪️Diabetes tipo 1:

Doença crônica, não transmissível, hereditária que concentra cerca de 5 a 10% do total de diabéticos no Brasil. Aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos. O tratamento exige uso diário de insulina e /ou outros medicamentos para controlar a glicose no sangue.

▪️Diabetes tipo 2:

Ocorre quando o corpo não “aproveita” adequadamente a insulina produzida. Sua causa está diretamente ligada ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados. Atinge basicamente adultos, por isso é essencial manter acompanhamento médico para tratar e /ou prevenir essa e outras doenças.

▪️Diabetes gestacional:

Ocorre temporariamente durante a gravidez. As taxas de açúcar no sangue ficam acima do normal. Toda gestante deve fazer o exame de diabetes durante o pré natal. Esse tipo afeta entre 2 a 4% de todas as gestantes. É comum a glicose estabilizar após o parto, porém os cuidados devem acontecer para que futuramente não tenha de fato o diagnóstico de diabetes.

QUAIS OS SINTOMAS???

Os sintomas de ambos são bem parecidos como: fome frequente, sede constante, vontade de urinar diversas vezes ao dia. Entretanto na tipo 1, além desses, perda de peso, fraqueza, fadiga, mudanças de humor, náuseas e vômitos. Já na tipo 2, podemos acrescentar: feridas que demoram cicatrizar,, infecções frequentes de bexiga, rins e pele, além de visão embaçada.

COMO PREVENIR???

PRÁTICA DE HÁBITOS SAUDÁVEIS!!!

  • Comer diariamente verduras, legumes e frutas (é a base de qualquer refeição);

  • Reduzir o consumo de sal, açúcar e gordura de má qualidade;

  • Não fumar;

  • Praticar exercício físico regularmente;

  • Manter o peso controlado.

TENHA COMPORTAMENTOS SAUDÁVEIS!!!

Av. Dom Hélder Câmara, 5555 - Sala 810 - Rio de Janeiro | Telefone (21) 3556-9704 | ninecosta_nutry@hotmail.com