• #nutrialinecosta

Saiba mais sobre Doença de Crown



Ainda falando sobre as doenças acometidas pelo intestino, vamos saber mais sobre a DOENÇA DE CROHN:

É um processo inflamatório crônico de etiologia ainda desconhecida, não curável por tratamento clínico ou cirúrgico que acomete o trato gastrointestinal. Os locais mais frequentes são o intestino delgado e grosso, porém pode afetar  qualquer região desde a boca até o ânus, além de manifestar em regiões extra intestinais como pele, articulações, olhos, fígado e trato urinário.

O diagnóstico resulta da análise de dados clínicos (anamnese, exame físico), endoscópico, radiológico e laboratoriais.

SINTOMAS:

Habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, frequentemente febre, as vezes sangramento retal. Também é possível ocorrer perda de apetite e perda de peso subsequente. Na doença de Crohn a dor abdominal e a diarréia surgem após as refeições. Em sintomas precoce pode incluir hemorroida, fissura, fístula e abscesso.

TRATAMENTO:

Deve ser feito por etapa, desde a mensuração no número de evacuações a manifestações patológicas a distância. Toda a terapêutica é para reprimir o processo inflamatório desregulado. Os medicamentos reduzem a inflamação e controlam os sintomas, mas não curam a doença.

ALIMENTAÇÃO:

Apesar da alimentação não ser a causa dessa doença, alimentos suaves e brandos ( purês, carnes magras, legumes cozidos, frutas cozidas...), agridem menos que os alimentos condimentados e ricos em fibra, principalmente quando a doença está em sua fase ativa. Com exceção pra restrição ao leite em intolerantes a lactose, a dieta tende a não ter restrição.

FONTE: - scielo: Rev. Assoc. Med. Bras, 2011

- bvsms.saude.org.br

- Associação Brasileira de Doença de Crohn .

Av. Dom Hélder Câmara, 5555 - Sala 810 - Rio de Janeiro | Telefone (21) 3556-9704 | ninecosta_nutry@hotmail.com