• #nutrialinecosta

Saiba mais sobre Hipertensão Arterial



Em qualquer estação do ano, é comum a oscilação da pressão arterial. Diversos fatores podem influenciar o aumento e a queda em um curto espaço de tempo, e a principal delas: ALIMENTAÇÃO. A dieta influencia diretamente a hipertensão arterial (HÁS), e que é um dos fatores de risco de doença cardiovascular.

A Hipertensão Arterial é o principal fator de risco de mortalidade por doenças cardiovasculares. É considerada normal a pressão 120x80hmmg, quando há o aumento de forma contínua, pode acontecer essa incidência, levando até a morte. Fatores que influenciam o risco de doenças cardiovasculares: tabagismo, hipercolesterolemia, hiperglicemia e obesidade. A prevalência da HAS no Brasil varia de 25 a 41% da população, sendo mais predominante em mulheres, principalmente após a menopausa.

Um componente fundamental para prevenção e/ou tratamento da HAS é a mudança no estilo de vida, como adotar a prática de alimentação mais natural possível, como a ingestão de frutas, legumes e verduras e menos gorduras ruins, atividade física habitual, e como consequência a redução do peso, além da redução do fumo, álcool e Sal( a indicação são 5g/dia, mas segundo estudos à população no geral consome praticamente o triplo, se não for mais). E claro, NÃO consumir um dos nossos maiores viloes: alimentos ultramente processados, pois altas doses de glutamato monossodico, corantes, conservantes, entre outros, “agridem” diretamente nosso corpo como um todo.

Tenha uma vida mais leve, faça exercício físico regularmente e coma melhor, faça dos alimentos saudáveis o seu remédio diário.😉

Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial/ Scielo Brasil 2019.

Av. Dom Hélder Câmara, 5555 - Sala 810 - Rio de Janeiro | Telefone (21) 3556-9704 | ninecosta_nutry@hotmail.com