• Aline Costa

SE A SUA DIETA SE BASEIA APENAS EM CONTAR CALORIAS, ESSE TEXTO É PRA VOCÊ!

Por muito tempo contar apenas calorias diárias era uma estratégia nutricional utilizada por muitos. Com o tempo e a evolução em estudos ficou claro que contar calorias não basta, é preciso muito mais que isso. Na minha conduta clínica eu costumo dizer que muito mais que calorias, o valor nutricional dos alimentos importam, é claro que quando calculo o planejamento alimentar, tenho como base o TMB, mas sempre levando em consideração outros fatores:

1 COMA MELHOR E NÃO MENOS:

Ao planejar suas refeições, tente aumentar seu consumo de alimentos in natura de todos os grupos alimentares e assim reduzir os alimentos processados e ultraprocessados;

2 SEJA ATIVO:

Procure uma atividade física que proporcione prazer a você;

3 DURMA BEM:

Quando se pensa em perder peso, imediatamente pensamos na alimentação e na atividade Física, esquecendo o quanto o sono é importante para o bom funcionamento do nosso corpo. Um sono sem sincronia com o ritmo natural do corpo pode levar ao ganho de peso e a problemas de saúde. Naturalmente, dormimos à noite e ficamos acordados durante o dia. Se isso não acontece, pode ocorrer uma perturbação que leva a alterações hormonais. Estas, por sua vez, podem afetar nosso apetite e o desejo por comida. O mesmo acontece com um sono de má qualidade e insuficiente. Se você tem problemas com o sono, busque ajuda profissional.