• #nutrialinecosta

Você realmente precisa usar adoçante???



Quem é meu paciente e/ou me acompanha aqui sabe que não sou adepta de adoçantes (insiro em algumas receitas quando necessário), principalmente para pessoas consideradas saudáveis (não tem diabetes/ resistência à insulina). Visto que muitos que querem deixar de consumir açúcar, optam pelos adoçantes... Mas será que estou fazendo o certo❓Será que é uma boa fazer uso de adoçantes❓A primeira proposta que faço ao paciente: vamos fazer o desmame❓( alguns topam de cara, outros ficam mais resistente rs, tudo bem, no final sempre dá certo😉).

Existem adoçantes considerados naturais como a Stevia, produzidos por edulcorantes vindos da natureza, extraída de uma planta chamada stevia rebaudiana, cujas folhas tem substâncias doces como glicosídeos. Os adoçantes a base de xilitol também são de origem natural, e são os que geralmente sugiro o uso, quando o paciente não se sente preparado (ainda) para consumir alimentos não adoçados. Enquanto isso, vamos diminuindo a quantidade a cada consulta, até o resultado: “nutri consegui beber o café e até o suco de maracujá puro, sem adoçar( o sorriso da nutri, vai de ponta a ponta☺️). E existe também os adoçantes artificiais, que são feitos com substâncias químicas sintéticas que estimulam os receptores de sabor doce na língua. Os mais conhecidos são: aspartame, sucralose, sacarina e acessulfame de potássio (corre deles rs). Já tem estudos que dizem que a sucralose estimula a compulsão alimentar por doces. Esses tipos de adoçantes, nunca sugiro seu uso. Portanto tente uma alimentação mais natural, seu paladar vai acostumar, é possível sim😃.

▪️Sugestão que sempre dou aos meus pacientes: consumir alimentos mais cítricos, como as frutas e amargos como o café puro e chocolate sempre acima de 70%.


Av. Dom Hélder Câmara, 5555 - Sala 810 - Rio de Janeiro | Telefone (21) 3556-9704 | ninecosta_nutry@hotmail.com