• Aline Costa

VOCÊ SABE O QUE É PIELONEFRITE?

Ainda falando sobre as doenças renais, hoje vamos saber um pouco sobre Infecção Renal ou Pielonefrite.

É uma inflamação nos rins que normalmente acontece quando bactérias presentes no trato urinário sobem pelos ureteres e chegam aos rins, provocando inflamação, levando ao sintoma como dor na região lombar, vontade constante de urinar, febre, mal estar e dor pélvica. É importante que seja identificada e tratada para se evitar uma inflamação mais severa, resultando na perda da função renal.

Os sintomas se desenvolvem a medida que as bactérias se proliferam nos rins:

- Além das dores e vontade constante, ardência ao urinar, urina com mal cheiro e turva.

Pode ser classificada como:

Pielonefrite aguda: infecção surge de forma repentina e intensa, desaparecendo ao fim de algumas semanas ou dias, comprometendo a função renal de forma reversível, desde que o tratamento seja realizado corretamente.

Pielonefrite crônica: caracterizada por infecções bacterianas recorrente e que não foram bem curadas, provocando inflamação prolongada e progressiva no rim e lesões graves que pode levar a Insuficiência Renal, até a falência dos rins.

Seu tratamento é feito com uso de antibióticos, evitando que as bactérias se espalhem pela corrente sanguínea resultando em septicemia. Ao menor sinal dos sintomas, procure um médico.

HIDRATE-SE!!!